terça-feira, 13 de setembro de 2011

Unidades de conservação do Rio Grande do Sul

O conceito de Unidade de Conservação (UC),  surgiu em 1872 nos Estados Unidos. Tinham objetivos de preservação dos ambientes naturais e histórico, área natural protegida e na metade do século XX, passou a considerar a idéia de conservação da biodiversidade.

A classificação das UC’s podem ser em dois grandes grupos, conforme a forma de uso dos seus recursos naturais:

- Unidades de Proteção Integral
Estação Ecológica
Reserva Biológica
Parque Nacional
Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre

- Unidades de Uso Sustentável
Área de Proteção Ambiental
Área de Relevante Interesse Ecológico
Floresta Nacional
Reserva Extrativista
Reserva de Fauna
Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O Rio Grande do Sul é considerado pioneiro no trato de questões ambientais.
Desde os anos 50 é tido como referência, tanto na organização de movimentos de defesa do meio ambiente como na institucionalização de políticas públicas a ele relacionados até à criação de áreas de proteção e conservação.

O Estado conta atualmente com um total de 104 unidades de conservação que abrange 3,4% da área total do Estado:
12 Federais
26 Estaduais
42 municipais (incluindo áreas de usos múltiplos e parque urbanos)
24 RPPNs- Reserva Particular do Patrimônio Natural


Quer saber mais, acesse :
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=202&idConteudo=11253&idMenu=12191

Nesse link tem informações sobre as Unidades de conservação, na qual tem a possibilidade de baixar o folder explicativo.

Fonte: http://www.scp.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=554#

6 comentários:

  1. Professora Juliana,

    como faço para estagiar nestas unidades de conservação?

    Tenho interesse em especial na reserva ambiental em Cambará do Sul.

    Abração,
    Juquinha

    ResponderExcluir
  2. Legal ! Uhuuuu vamos lá blog!!!!!!!!!!!! (y'

    ResponderExcluir
  3. uhuuuuuuuuu ééééééé vai indo assim !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu Juliana adorei achei muito bem explicado e achei muito bom eu adorei tudo eachei muito bem detalhado com todas as imformaçoes necesarias minha resposta e sim eu adorei de verdade achei uma grande ideia fazer isso achei isso otimo para estudar e amei as gravuras achei todas bem legal chau meu nome e juliana coral ferrrarini da turma 53 adorei achei muito show esse blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu,achei muito legal e interresante seu blog.eu vou sempre entrar para pesquisar coisas e é muito bem explicado e muito bem detalhado com todas as informações bemdetalhadas e precisas, eu adorei as imagens e os textos.só não vou falar mais se não vai demorar muito pois a lista é muito grande.!!eu adorei mesmo,mesmo de verdade,de CORAÇÃO!!!!você é ótima nessas coisas!!!eu vou entrar sempre aqui para estudar!!
    Um Abraço,
    Carol Ubatuba
    t:53
    Colégio AMERICANO

    ResponderExcluir