quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Introdução sobre os Biomas :) ...

Os meios ambientais do Rio Grande do Sul são divididos em dois biomas. Esses tem denominação de Bioma Pampa e de Bioma de Mata Atlântica.

O Bioma Pampa está localizado na parte sudoeste a sul do Rio Grande do Sul e possui uma área de 176.496 km², ou seja 2,07% do território brasileiro. Este Bioma é restrito somente ao sul do Brasil podendo se estender pelo Uruguai e pela Argentina, na qual tem a classificação da vegetação como estepe. No Rio grande do Sul a definição é por um conjunto de vegetação de campo em relevo de planície. O pampa é marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno.
As florestais são incomuns nesse bioma e, quando ocorrem, são do tipo floresta ombrófila densa (árvores altas) e floresta estacional decidual (com árvores que perdem as folhas no período de seca).


 

O Bioma Mata atlântica está localizado na parte norte a nordeste do Rio Grande do Sul e abrange 13,04% do território brasileiro com uma área de 1.110.182 km² e ocupa totalmente o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Santa Catarina, 98% do Paraná e áreas de mais 11 Unidades da Federação.
A Mata Atlântica mostra-se como um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies de toda a faixa continental atlântica leste brasileira, além de avançar sobre o Planalto Meridional até o Rio Grande do Sul.
 A vegetação é a floresta ombrófila densa, normalmente composta por árvores altas e relacionada a um clima quente e úmido, todavia é o bioma mais explorado do Território Brasileiro.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/biomas-e-vegetacao/biomas-brasileiros

3 comentários: